Você sabia que o microscópio é uma grande ferramenta auxiliar que garante um tratamento de canal com mais qualidade e segurança?
Em resumo, o uso do microscópio no tratamento endodôntico amplia a visão dos canais, garante a documentação dos casos clínicos, facilita a apresentação do tratamento para o paciente, entre outras vantagens.
Além disso, o índice de precisão e sucesso com o uso dessa tecnologia é bem maior comparado ao tratamento a olho nu e no tato.
Para facilitar o entendimento da importância desse equipamento, preparamos uma lista com cinco vantagens do tratamento de canal com o uso do microscópio:
A magnificação e a iluminação que o microscópio proporciona ajuda o endodontista em diversos casos, como nos canais tidos como calcificados, remoção de lima fraturada, remoção de pino intraradicular, tratamento de perfurações, diagnóstico de fratura radicular, entre outros.
No caso dos dentes com diagnóstico de canais calficificados, a utilização do microscópio e ultrassom possibilita chegar à conclusão de que são raros os canais de fato calcificados e que não podem ser tratados.
A partir do momento em que esses canais são detectados e tratados, o tratamento passa a ter um excelente prognóstico.
Mais uma vantagem do microscópio odontológico é a viabilidade para limpar áreas que antes não eram visualizadas e muito menos tratadas.
Com a ajuda do microscópio, o endodontista consegue, com facilidade, checar todas as áreas do dente, o que permite uma limpeza muito mais eficaz de todo o sistema de canais radiculares.
É comum recebermos pacientes com queixa de dor devido à infecção/inflamação persistente no dente após a realização do tratamento de canal. Isso pode ocorrer devido a não visualização e tratamento de canais não vistos a olho nu.
Em primeiros molares superiores o quarto canal é uma questão delicada por ser extremamente atrésico e de difícil visualização. Outra circunstância em que o microscópio auxilia na localização de canais são nos casos de variações anatômicas de dentes com canais adicionais.
A utilização do microscópio odontológico proporciona uma aplicação extremamente valiosa: a documentação dos casos clínicos.
Essas gravações são um amparo legal para os pacientes e dentistas, além de poderem ser utilizadas na educação de pacientes, que compreendem melhor os procedimentos pelas imagens.
A tomografia computadorizada é uma excelente aliada no diagnóstico dos tratamentos endodônticos, entretanto não substitui o exame clínico com microscópio. Na verdade, eles são complementares.
A magnificação e a iluminação proporcionada pelo microscópio, somada à habilidade do profissional para operá-lo de maneira adequada, possibilita, entre outras vantagens, a resolução de casos como:
Gostou do post? Compartilhe com os amigos. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.
Você já ouviu falar sobre um tratamento de canal sem dor? Parece um sonho, não…
Adiar a ida ao dentista tem sido um comportamento comum nos dias de hoje. Com…
Pelo fato do tratamento de canal envolver anestesia, radiografias e cuidados no pós-operatório, existe a…
O perigo de propagação do novo coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade de que os consultórios…
A sedação com óxido nitroso, também conhecida como gás do riso, é um método utilizado em…
Infelizmente, a maior parte das pessoas só procura o dentista quando está sentindo dor. Isso…