Passar por um tratamento de canal mal feito pode ter consequências bem ruins, que vão desde as temidas dores até a necessidade de fazer um implante.
O tratamento de canal com microscópio é a forma mais segura de se fazer o procedimento, evitar o retratamento endodôntico ou até mesmo a extração do dente.
Para que você não passe por uma experiência desagradável com o tratamento de canal, preparamos uma lista para que você saiba de oito consequências de um tratamento de canal mal feito.
O tratamento de canal tem o objetivo de eliminar a dor, infecção e inflamação do dente. Se o procedimento for feito de forma correta, após cerca de 15 dias, já com a restauração definitiva concluída, o paciente pode voltar a mastigação normal.
Mas se o canal não for executado de forma satisfatória, as dores vão continuar e o tratamento, em vez de aliviar essa dor, pode piorá-la.
Outro problema quando passamos por um tratamento de canal mal feito é o uso de medicamentos feito de forma desnecessária.
O que acontece é que quando a fonte da infecção/inflamação não é eliminada, o paciente tem que continuar a tomar analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos para aliviar os sintomas.
Eles serão camuflados pelos medicamentos, e assim que o paciente parar de tomá-los, a dor vai voltar.
Nesse caso, quando ainda há dores no dente, as chances de passar por um retratamento de canal são grandes.
Um tratamento de canal mal feito leva o paciente a ter que disponibilizar tempo e paciência para ir ao dentista várias outras vezes para corrigir o erro anterior.
Os casos de retratamento são geralmente mais complexos e necessitam de 2 ou mais sessões, gerando um desgaste emocional para o paciente.
Dessa forma, o paciente tende a ter um desânimo em relação ao procedimento e não querer passar por um novo tratamento.
Com um canal ainda infectado por bactérias, a restauração definitiva será perdida porque o dente precisará ser “aberto” novamente para fazer a limpeza.
A única forma de acessar novamente os canais para descontaminá-los de forma correta é através da restauração. Durante esse procedimento é feito um “furo” ou a retirada total da prótese. Feito isso, não é possível recuperá-la e vai ser preciso passar por um novo procedimento de restauração desse dente.
Nunca é demais lembrar que, depois de passar por um tratamento de canal, é preciso procurar um especialista para colocar a restauração definitiva.
Talvez pior que a dor na boca é a dor no bolso, né?
Se você passar por um tratamento de canal mal feito, você terá a necessidade de procurar novamente um endodontista para refazer o procedimento.
Como explicamos no tópico anterior, para acessar os canais durante o retratamento endodôntico, a restauração anterior será perdida.
Com isso, o custo ficará elevado, pois além de ter que pagar por um novo tratamento de canal, ainda será necessário o custo com uma nova restauração definitiva.
Em alguns casos, fazer o retratamento do canal não é o suficiente para a descontaminação completa.
Desta forma, é necessário fazer a apicectomia, que é a cirurgia que corta a ponta da raiz que ainda está contaminada por bactérias, causando a lesão apical (lesão da raiz do dente).
O acesso da cirurgia é feito pela gengiva, onde o dentista abre somente o local da extremidade da raiz, corta essa ponta e fecha, mantendo a estética da gengiva.
Há alguns fatores que podem fazer com que um dente seja extraído por causa de um tratamento de canal mal feito.
Dentre eles, temos a principal causa de extração sendo a fratura radicular (fratura da raiz), que pode ser causada por preparos cervicais extremamente amplos sem necessidade.
Quando feito desta forma, o dente fica fragilizado e a fratura da raiz ocorre com mais facilidade.
Infelizmente, em casos em que a raiz está fraturada, não é possível manter o dente, pois a fratura se torna um meio de ocorrer a recontaminação do canal.
Como já foi dito no tópico anterior, o tratamento de canal mal feito pode levar a extração de um dente. Com isso, surge a necessidade de fazer um implante.
E isto é ruim pois a adaptação natural da raiz ao osso é sempre melhor que a do implante. Além disso, o implante tem seus riscos de má adaptação e o corpo pode simplesmente rejeitá-lo.
Também não podemos esquecer dos custos que envolvem este procedimento. Isso porque, além do implante em si, você precisará da prótese sobre ele. Os dois tem um custo bem elevado comparado ao tratamento de canal.
Quando fazemos uma extração de dente, é muito importante que se faça um implante no local. Caso contrário, seus dentes irão se movimentar de forma indevida, causando problemas na oclusão e até perda de outros dentes.
Agora que você já leu todo o texto, deve estar pensando: “Tá bom. Já sei que passar por um tratamento de canal mal feito traz diversas consequências ruins, mas como fazer um tratamento sem correr riscos?”.
Bom, uma dica valiosa que podemos te dar é procurar um especialista que trabalhe com microscopia. Sabe por quê? A estrutura interna do dente possui uma anatomia complexa e diâmetros milimétricos impossíveis de serem avaliados a olho nu.
Embora a radiografia auxilie no tratamento de canal, apenas com ela não é possível ver com detalhes a área a ser tratada.
Dessa forma, somente com o uso do microscópio é possível enxergar certas áreas e descontaminar todos os canais de forma completa, garantindo assim um tratamento com segurança e qualidade.
Basear um tratamento de canal somente a olho nu, no tato e somente com radiografias torna o procedimento incompleto e arriscado.
Gostou do post? Compartilhe com quem já passou por isso ou está em dúvida sobre o tratamento de canal. Caso tenha algum outro questionamento sobre o assunto, deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.
Adiar a ida ao dentista tem sido um comportamento comum nos dias de hoje. Com…
Pelo fato do tratamento de canal envolver anestesia, radiografias e cuidados no pós-operatório, existe a…
O perigo de propagação do novo coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade de que os consultórios…
A sedação com óxido nitroso, também conhecida como gás do riso, é um método utilizado em…
Infelizmente, a maior parte das pessoas só procura o dentista quando está sentindo dor. Isso…
Nos tratamentos endodônticos, são utilizados alguns métodos para deixar o procedimento mais seguro e benéfico…