As dúvidas de pacientes depois de passar pelo tratamento de canal são inúmeras. E uma delas é sobre a dor ao mastigar. Este é um relato comum dos pacientes após o procedimento.
Nesses casos, esta dor pode durar alguns dias, mas se ela persistir por muitos dias ou meses, é importante ficar atento. Essa dor recorrente não é normal.
Na verdade, o tempo de desconforto varia caso a caso, mas, até 15 dias depois do tratamento, pode haver incômodo. Neste período é aconselhável tomar o analgésico e o antiinflamatório orientados pelo dentista.
Apesar da orientação de não mastigar com o dente tratado até ele ser restaurado definitivamente, o paciente pode, sem querer, mastigar ou até mesmo apertar os dentes durante a noite de forma involuntária.
Isso faz com que a força da mastigação sobre o local retarde o processo de cicatrização.
O que pode ter acontecido se a dor não passar ?
Se a dor ao mastigar persistir mesmo após muitos dias ou meses, surgem algumas possibilidades:
- Infiltração e recontaminação do canal. Isso ocorre devido ao atraso para fazer a restauração definitiva;
- O canal feito pode não ter sido suficientemente descontaminado. A não localização de canal adicional, pouca irrigação e a curvatura acentuada do canal são alguns motivos para não se obter a limpeza completa;
- Fratura radicular não diagnosticada.
Para estes casos, o microscópio é de fundamental importância para diagnóstico e eliminação dos sintomas.
Portanto, se você passou por um tratamento de canal recentemente e continua a ter dores durante as refeições, o ideal é fazer uma nova avaliação para saber o que está acontecendo e se há a necessidade de um retratamento.
Tem alguma dúvida sobre o tratamento de canal ou sobre o que fazer após o tratamento? Envie-nos uma mensagem ou deixe um comentário aqui embaixo.