Nunca acreditamos que ocorrerá conosco, mas quebrar um dente pode acontecer com qualquer pessoa e nas mais diversas situações, seja por causa de uma queda ou quando estamos mastigando algum alimento mais crocante.
Um dente que acabou de passar pelo tratamento de canal também está sujeito a isso.
Mas o que fazer quando temos uma fratura no dente com canal? Primeiro, vamos explicar como é o procedimento.
A fratura no dente com canal
Após o tratamento de canal, é colocado um curativo provisório para que o dente não fique aberto até a realização da restauração definitiva.
Porém, tanto o curativo provisório como a restauração definitiva, ainda que mais resistente, estão sujeitos a fraturas ou à quebra da restauração.
Como já citado no início do texto, acidentes acontecem e as restaurações podem ter uma fratura.
Portanto, sempre que for diagnosticada uma fratura, o paciente deve ir imediatamente ao dentista para verificar a profundidade.
Caso tenha atingido somente a superfície da restauração, os canais radiculares não estarão expostos e tampouco sujeitos à contaminação, ou seja, o dente não está aberto.
Nessa hipótese, o paciente apenas precisará refazer a restauração definitiva.
O que fazer quando a fratura no dente é profunda?
Há casos, entretanto, em que a fratura é mais profunda e ocorre a exposição dos canais radiculares, rapidamente contaminados pela saliva.
Nesse caso, será necessário refazer o tratamento endodôntico e, consequentemente, fazer uma nova restauração para evitar contaminações futuras.
Eventualmente será necessário o uso de coroa ou pino para garantir maior resistência à restauração.
Se você teve alguma fratura no dente que passou por um tratamento de canal, entre em contato conosco e agende sua consulta.