Essa dúvida é muito recorrente e muitas vezes faz com que o paciente nem sequer inicie o tratamento. Mas a boa notícia é que o tratamento de canal em si, não dói. Ocorre que a grande maioria dos pacientes procura auxílio somente quando sente algum desconforto.
Este é ocasionado por uma inflamação/infecção no dente e, quanto maior a demora na busca do tratamento necessário, maior será a abrangência da inflamação/infecção, que poderá gerar uma dor insuportável.
Para evitar essa situação, sugerimos uma avaliação periódica a cada 6 meses.
Um dos pré-requisitos mais importantes para um tratamento endodôntico com sucesso é a aplicação do anestésico de forma efetiva. A partir do momento em que o paciente está bem anestesiado, o tratamento de canal se torna absolutamente indolor.
Porém nós temos alguns inimigos para espalhar a fama de que tratamento de canal dói:
— Ansiedade do paciente (Medo)
A busca pelo tratamento endodôntico ocorre em razão de dor ou por orientação de outro profissional. Em qualquer uma das alternativas o paciente já está com o nível de ansiedade mais elevado.
Por isso, o profissional deve conversar calmamente com o paciente, explicar o procedimento, passar confiança e consequentemente acalmá-lo.
Em casos mais extremos, como os odontofóbicos, o dentista pode optar pela sedação com óxido nitroso ou calmantes durante alguns procedimentos mais doloridos, afinal, nervosismo e ansiedade são fatores que podem agravar a percepção de dor.
— Dente inflamado
Quando o dente está inflamado, é comum ter mais dificuldade para “pegar a anestesia”.
Isso ocorre porque quando nós temos uma inflamação, essa área inflamada tende a ficar mais ácida, o que pode “neutralizar” a ação do anestésico local.
Se o profissional não souber o lugar exato para aplicar a anestesia, o paciente passará por momentos traumáticos, atribuindo o problema ao tratamento de canal.
Mas a boa notícia é que há solução se a anestesia não tiver o efeito adequado. Pode ser feito um bloqueio mais amplo da região, com a aplicação do anestésico mais próximo da origem do nervo, onde não haja inflamação e, assim, menos incômodos para o paciente.
— Falta de habilidade do profissional nas técnicas anestésicas
Em alguns casos a anestesia pode “falhar”, porém o profissional deve ficar atento às diferenças de um tratamento para o outro e definir a opção que traga melhor qualidade para o procedimento.
— Diferenças anatômicas
Pelo fato de as pessoas nem sempre terem a mesma anatomia, o que funciona para uma delas pode não funcionar para a outra.
Um fator que pode comprometer a efetividade do anestésico é a espessura da Bainha de Mielina (camada externa do nervo), quando essa bainha é muito espessa a anestesia pode falhar.
Existem casos também em que os nervos se encontram afastados da região prevista (mesmo que seja apenas alguns milímetros), podendo prejudicar o efeito anestésico, principalmente nas anestesias tronculares.
Na Fenelon Endodontia, temos o tratamento com sedação óxido nitroso, que é um método usado em tratamentos odontológicos que controla medo, ansiedade e dor, e leva o paciente a um extremo conforto e bem estar.
Trata-se de um procedimento extremamente seguro e de efeitos imediatos: o gás é rapidamente absorvido pelo organismo e eliminado. E a melhor notícia é que não há contra indicação absoluta e dispensa a presença de um acompanhante.
Portanto, vimos que há várias formas de fazer com que o tratamento de canal ocorra sem dores ou desconfortos. Basta que seja escolhida a melhor opção para cada caso.
Gostou do post? Compartilhe com os amigos. E se tiver ficado com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!
Adiar a ida ao dentista tem sido um comportamento comum nos dias de hoje. Com…
Pelo fato do tratamento de canal envolver anestesia, radiografias e cuidados no pós-operatório, existe a…
O perigo de propagação do novo coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade de que os consultórios…
A sedação com óxido nitroso, também conhecida como gás do riso, é um método utilizado em…
Infelizmente, a maior parte das pessoas só procura o dentista quando está sentindo dor. Isso…
Nos tratamentos endodônticos, são utilizados alguns métodos para deixar o procedimento mais seguro e benéfico…